Aguarde! Carregando...

O que é o ENAPET?

O ENAPET é o Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) que ocorre anualmente, alternando-se entre as regiões do país. Neste ano, a região Sudeste irá sediar o evento, que em edições anteriores já reuniu de 300 a 2000 pessoas, variando entre uma edição e outra, envolvendo petianos discentes, docentes e egressos, tendo como objetivo maior o reconhecimento e fortalecimento do Programa.

O evento abrange diversos conteúdos voltados para discussões sobre o Programa de Educação Tutorial, o contexto do momento e quais ações devem ser tomadas com vistas à sua melhoria e fortalecimento. Durante a semana do evento, fazem parte da Programação Geral os Encontros por Atividade, os Grupos de Trabalho (reuniões com um grupo menor de participantes) e a Assembleia Geral, na qual há discussões e deliberações gerais do evento. Os Encontros por Atividade visam a discussão de alguma prática do PET, como troca de conhecimento entre os diversos Programas. Já nos Grupos de Trabalho são avaliados os encaminhamentos provenientes dos encontros regionais que serão discutidos na Assembleia Geral.

A Assembleia Geral ocorre nos últimos dias do evento, e é o momento mais importante do mesmo, pois é quando todos os encaminhamentos e sugestões aprovados pelos Grupos de Trabalho são discutidos e avaliados entre todos os PETianos.

Além da Assembleia, ocorrem, dentro da Programação, os Diálogos PETianos que também reúnem todas as pessoas do evento e o Mobiliza PET, que é o momento no qual são discutidos direitos e deveres dos PETianos, bem como são organizadas ações que estimulem espírito crítico e a formação cidadã.

O evento ainda possibilita que os grupos PET apresentem trabalhos desenvolvidos nas diversas atividades de planejamento, e constitui uma forma de difundir o que é produzido por cada Grupo e estimular a troca de experiências e discussões acerca das possibilidades de atuação do Programa junto ao ensino, pesquisa, extensão e formação cidadã. Os trabalhos podem ser apresentados em forma de banner, minicurso ou workshop, levando a um maior reconhecimento de tudo que é trabalhado nas instituições de ensino ao longo do ano.

Localização

A região Sudeste concentra o maior número de instituições de ensino superior, as quais totalizavam 1.124 em 2014, segundo a SEMESP - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino superior no Estado de São Paulo, quase 50% do total do país inteiro. Tais dados correspondem a 3,1 milhão de estudantes matriculados em cursos presenciais no mesmo ano.

Nesse contexto, os Grupos do Programa de Educação Tutorial têm uma grande responsabilidade. Dessa forma, para a realização do ENAPET 2018 no Sudeste, foi feita uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), formando assim uma comissão organizadora conjunta dessas duas Universidades: nasce a UFSCamp.

A UNICAMP é, dentre as três organizadoras, a única apta a receber um evento de tal porte, devido, principalmente, à sua infraestrutura e localização. Campinas é uma cidade da região central do Estado de São Paulo, que possui aeroporto, rodoviária e sistemas como Uber, Cabify e 99 Taxis, que permitem a fácil locomoção e serviços adequados dentro da cidade, compatíveis com o porte do ENAPET. Destaca-se também o número de 18.540 alunos matriculados regularmente na UNICAMP, só na graduação, em seus 66 cursos ofertados. O espaço institucional é amplo e há boa proximidade com o bairro circundante.